Abrolhos II



Segundo Expedições sobre Abrolhos revela o esforço de ambientalistas e cientistas pela preservação da fauna e flora submarinas no Sul da Bahia
Ainda em Abrolhos, o Expedições mostra o trabalho da ONG Conservação Internacional (CI) e da Rede Abrolhos, na luta pela  preservação do Banco de Abrolhos, pela criação de outras áreas protegidas e pela formação um mosaico de unidades de conservação no extremo sul da Bahia. A equipe de reportagem acompanha o difícil trabalho de fiscalização realizado pelo ICMBio, que faz a gestão do Parque.
O programa registra os mergulhos para a documentação dos corais – alguns endêmicos, como o mussismilia brasiliensis – e as curiosas formações dos ‘chapeirões’, em forma de colunas que se erguem do fundo do mar.
Em Abrolhos, cientistas brasileiros descobriram os rodolitos – rochas calcáreas que diminuem a acidificação dos oceanos e o gás carbônico da atmosfera – importantíssimos aliados, em tempos de aquecimento global. Em depoimento, os cientistas alertam para a fragilidade desses ecossistemas .




.

Nenhum comentário: